O Dia dos Finados, é responsável por homenagear e lembrar dos entes queridos e sua loja pode ter uma importante participação nisso. No entanto, pensar além do que é comum para essa data acaba sendo um pouco difícil às vezes.
A partir disso, é possível pensar em novas possibilidades de comércio para a data. Ou seja, você pode se diferenciar e propor um novo olhar para os clientes que visitam e consomem na sua loja, criando uma melhor relação com eles.
Nesse texto você encontra maneiras de como repensar na data a partir de diferentes perspectivas. Boa leitura!
O Dia dos Finados no Brasil
Por se tratar de um país em sua maioria católico, o qual teve alguns dos seus costumes criados com base no cristianismo, o feriado no Brasil é normalmente tratado conforme os ensinamentos da Igreja Católica.
Assim, apesar de grande parte da população não nutrir um laço forte com a data, ainda existe a tradição de visitar igrejas, cemitérios e levar flores e velas para entes queridos que já se foram.
‘Dia de los Muertos’ e suas reflexões
Em “Viva, a vida é uma festa!”, animação lançada em 2018 no Brasil, a temática da morte é muito presente e nos ensina muitas coisas. Na trama acompanhamos o garoto Miguel, que tem o sonho de ser um músico famoso e sofre com a aversão da sua família à ideia, por haver um passado traumático relacionado à música.
Ao longo do desenvolvimento do filme, Miguel faz uma viagem ao mundo dos mortos no ‘Dia de los Muertos’ e começa uma emocionante história de afetos, luto e conflitos geracionais que permite grandes reflexões.
Respeito à ancestralidade e família
Miguel aprende sobre a história de sua família e sua ancestralidade, ele tem contato com parentes que fazem parte de sua vida de maneira indireta, sem necessariamente ter o conhecido. Sendo eles parte da história que construiu quem ele é agora e como ele vive.
Dessa maneira, ele ganha conhecimento e respeito, entendendo como o que já aconteceu no passado afeta ele no presente.
Luto como demonstração de amor
“Somos ensinados a sentir vergonha pelo luto que perdura. Como uma mancha nas nossas roupas, ele nos marca como falhos, imperfeitos. Apegar-se ao luto, querer expressá-lo, é estar fora de sintonia com a vida moderna”.
Na citação acima, retirada do livro “Tudo sobre o amor”, a autora bell hooks mostra que o luto é uma parte importante dos processos de amor e de abertura para sentimentos vistos muitas vezes como fragilidade e insegurança.
No filme “Viva, a vida é uma festa”, assim como na cultura mexicana, as pessoas se juntam para celebrar as memórias e ensinamentos deixados pelos entes que faleceram, mostrando que a morte como passagem para outro plano, pode ser vista como algo alegre e emocionante.
Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Acesse nossa base de conhecimento!