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Como preparar seu estoque para datas com alto volume de vendas

O estoque de uma empresa, nada mais é do que o armazenamento de todos os produtos disponíveis.

Dessa maneira, possuir um controle de estoque é fundamental, sobretudo para datas com um elevado volume de vendas, como Dia das mães, Dia dos Namorados, Black Friday, entre outras.

Afinal, ter um estoque preparado é essencial para suprir as necessidades de seu cliente, bem como manter o nível de satisfação do mesmo para com a sua empresa.

Neste conteúdo, você encontra dicas para planejar seu estoque e ter ele preparado para eventos que exijam um alto volume de vendas. Continue lendo!

Planejamento de estoque eficaz

É importante ter em mente que um dos primeiros passos para que você consiga preparar seu estoque para vendas futuras é realizar o planejamento deste departamento. Esse planejamento auxilia a identificar quais épocas do ano você tem maior número de vendas de um determinado produto.

Para isso, é necessário estabelecer os dias exatos das vendas de datas comemorativas, quando elas começam e quando terminam.

Um exemplo de data que exige um bom planejamento é o Natal, se você vende panetones, é interessante comprar os ingredientes que compõe o produto com antecedência, para no momento da confecção ele estar disponível e ter suficiente para a venda na data desejada.

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Faça uma previsão de vendas

Além de planejar, é preciso também prever e estimar quanto de seus produtos serão vendidos e em quais períodos do ano o item terá uma maior frequência de venda.

Ou seja, a previsão de vendas nada mais é do que uma análise realizada para saber o volume de vendas que a empresa espera alcançar em um determinado período no futuro.

Uma das maneiras de realizar essa estimativa, é analisar os números de produtos vendidos durante todo o ano anterior. Além de identificar o comportamento do cenário econômico no momento, assim como o comportamento dos consumidores para determinada data.

Usar ferramentas como o Google Trends é uma boa escolha, afinal ele auxilia o acompanhamento das tendências e buscas dos consumidores pelos seus produtos, marcas e concorrentes. 

Tenha um bom relacionamento com fornecedores e parceiros

Quando falamos em datas comemorativas, aquelas que têm um volume de vendas mais alto, o bom relacionamento com parceiros e fornecedores é essencial para se ter o estoque desejado.

Sendo assim, quando você tem conhecimento sobre os períodos em que mais vende e consegue fazer uma análise preventiva de quais produtos irão sair, é mais fácil negociar  prazo e preço com seus fornecedores.

No entanto, não basta apenas ter uma boa relação com seus fornecedores em datas específicas, mas sim durante o ano inteiro. Afinal, se trata de um relacionamento mútuo que trará lucros e credibilidade para ambos os lados, além de ser benéfico para uma boa preparação do seu estoque.

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Atualizado em 16 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

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