Para ter boas fotos para seu e-commerce, é preciso saber como tirá-las, afinal quanto melhor for o clique, menos ajustes e maior a conversão.
Por mais que você seja bom ao editar uma imagem, fotos mal tiradas ou de baixa qualidade, dificilmente podem ser recuperadas. Pensando nisso, separamos essas dicas especialmente para você arrasar nas suas fotos e arrasar nas vendas!
Qual a importância de boas fotos para seu e-commerce?
É por meio das imagens, que o consumidor “experimenta” seu produto, pois as fotos irão transmitir o valor e a qualidade, já que o consumidor não poderá tocar fisicamente antes de fazer a compra. Além disso, elas podem transmitir informações, mas também emoções e sensações, tudo isso irá ajudar sua loja a faturar mais e diminuir as taxas de devolução.
Afinal, estas fotos são o primeiro componente a chamar a atenção do consumidor, inspirar confiança e convidar quem chega no site para saber mais. Em outras palavras, boas fotos para lojas virtuais aumentam as taxas de conversão, incentivando os usuários a permanecerem em sua loja, tempo suficiente para tomar uma decisão de compra.
Dicas para melhorar suas fotos de produtos
Você já sabe que as fotos de produtos são parte fundamental do processo de vendas e para tirá-las, você não precisa gastar muito, é possível tirar com o celular mesmo! A qualidade das suas fotos tem muito mais a ver com a luz, ambiente e posição que você escolhe, do que com ter uma câmera profissional em mãos.
Veja a seguir algumas dicas que você deve considerar na hora de tirar fotos dos produtos da sua loja virtual.
1- Use os dispositivos que você tem
Acredite se quiser, mas é possível tirar boas fotos para e-commerce com seu celular ou câmera mais antiga, o importante é se atentar às técnicas de fotografia. Para que isso dê certo, é necessário verificar os atributos e funcionalidades do seu dispositivo, mas fique tranquilo, é possível checar essas informações em uma pesquisa rápida na internet.
Com isso em mãos, você consegue ter noção do tipo de foto que pode ser feita e quais as edições necessárias. Uma dica aqui é fotografar em ambientes mais iluminados ou fazer um pequeno investimento em equipamentos de iluminação, como anéis de luz (ring lights), por exemplo.
2- Prepare o local das fotos
Ao fazer as imagens sozinho, é muito importante separar um local e prepará-lo com antecedência para que tudo saia como planejado e você consiga tomar as fotos de maneira satisfatória. Pensando nisso, preste atenção na organização do ambiente, a iluminação que ele recebe ao longo do dia e quais adereços serão utilizados ao longo da sessão.
Para facilitar seu trabalho, é possível utilizar um tripé para fixar a câmera ou smartphone e mover o produto em diferentes posições para as imagens ficarem padronizadas.
3- Explore diferentes ângulos e posições
Aproveite para registrar todos os ângulos do seu produto, afinal, quanto mais você mostrar do produto, melhor será a experiência do seu consumidor. Por isso, você pode tirar fotos mais próximas, de detalhes e explorar diversos ângulos.
Experimente tirar fotos de diferentes posições, explorando a decoração do ambiente e aproveite para fazer fotos de mercadorias que possam ser vendidas juntas, criando combinações! Tente tirar pelo menos uma foto de cada ângulo e de diferentes faces do produto e depois escolha as que mais gostar.
4- Fotos complementares
Na hora de fazer as fotos, aproveite também para tirar fotos além das convencionais, mostrando o uso do produto no dia a dia, com fundos chamativos ou com paisagens, fique a vontade para usar a criatividade. Dessa forma, você poderá usar essas imagens para campanhas em redes sociais ou montar vitrines.
Por exemplo, se você vende roupas, tire fotos das peças em fundos diferentes ou no corpo de algum modelo para ilustrar o uso e chamar ainda mais atenção para a peça.
5- Suba as imagens da forma correta
Já com as fotos tiradas, tome cuidado na hora de subir a imagem para sua plataforma de e-commerce, pois ela pode perder qualidade e resolução. Com isso em mente, procure checar os detalhes da imagem, confira o tamanho da imagem e o peso que ela tem, além de sua resolução em pixels.
O ideal é que suas imagens tenham, no mínimo, 640 x 480 pixels para imagens retangulares e 640 x 640 pixels para imagens quadradas. No entanto, isso pode variar de acordo com sua loja, veja o recomendado para seu layout. Outro ponto de atenção, é sempre enviar as imagens pela nuvem ou e-mail, pois alguns aplicativos de chat reduzem a qualidade delas.
Essas dicas foram úteis? Aproveite também para conferir nosso material sobre como editar fotos de produtos!
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