Neste conteúdo é abordado um tópico fundamental para lojas virtuais, que não pode ser deixado de lado se você deseja crescer seu e-commerce. Continue lendo para entender mais sobre SEO na well.commerce!
O que é SEO
SEO, vem do inglês e significa Search Engine Optimization, ou seja, traduzindo para o português, otimização para mecanismos de busca. As estratégias que podem ser aplicadas seguindo essa lógica são essenciais para que você seja visto na internet.
Ou seja, se trata de estratégias e técnicas pensadas para subir de maneira orgânica o posicionamento de sua loja em buscadores como o Google.
Qual a importância do SEO para uma loja virtual?
Como falado acima, o SEO utiliza estratégias para subir de maneira orgânica, sem que seja necessário investir muito dinheiro para alcançar os objetivos. Esse baixo custo é extremamente útil para lojas que estão em fase de crescimento.
SEO Content/On Page
O SEO Content, é o conteúdo criado com o objetivo de atrair mais tráfego para o seu site. Existem diversas formas de gerar esse tipo de conteúdo, como, por exemplo: páginas de produto, artigos, blogposts, vídeos, guias, listas e muito mais.
Apesar do tema ser extenso, trazemos algumas dicas do que fazer para otimizar seu conteúdo:
-
- Pesquisa de palavras-chave: para definir qual conteúdo você falará sobre, é ideal ser realizada uma pesquisa do que as pessoas estão procurando, visando escrever conteúdos que serão úteis para um volume grande de pessoas.
-
- Escaneabilidade: o conteúdo precisa estar organizado de uma maneira lógica, tornando simples para o leitor e para os motores de busca identificarem do que se trata cada parte do seu texto.
-
- Links internos: fazer o visitante sair de um conteúdo para o outro e ficar mais tempo em seu site é o objetivo, por isso, faça links internos com conteúdos e páginas que serão interessantes para o leitor.
Ainda assim, recomendamos que você fique inteirado sobre o assunto, estudando por meio de cursos e textos mais aprofundados sobre as práticas e técnicas de SEO.
SEO Off Page
SEO Off Page faz parte de uma estratégia de otimização realizada com ações que provém de fora do seu site e auxiliam no posicionamento das suas páginas.
A otimização SEO Off Page oferece várias abordagens, desde a aquisição de links externos por meio do ‘link building’ até iniciativas proativas, como a criação de um guest post para um blog relevante ao seu público. Essas estratégias pretendem destacar sua marca e site de maneira externa, contribuindo para uma presença online mais atrativa.
Configurações de SEO na well.commerce
Em “Configurações” > “SEO”, você consegue diversas configurações disponíveis para trabalhar a otimização da sua loja na well.commerce.
- “Indexar parâmetros da URL”: ativa os parâmetros da URL para que o mecanismo de procura gerencie índices de listagens com filtros aplicados e paginação.
- “Redirect”: nada mais é do que um redirecionamento permanente usado para mostrar que a página mudou de endereço e se encontra em uma nova URL.
- “Robots.txt”: é uma forma de indicar para robôs de busca do Google quais áreas do site ele poderá acessar.
- “SEO da home”: são os campos em que é possível configurar a meta-descrição da home, as palavras-chave do site e o título da home.
- “SEO de produtos”: você pode definir a meta-descrição padrão dos produtos da sua loja.
- “Tags gerais”: configure manualmente as tags padrão para descrição, palavras-chave, título do site e separador do title.
Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Acesse nossa base de conhecimento!