1. Home
  2. Dúvidas
  3. O que é GTIN/EAN, MPN e NCM?

O que é GTIN/EAN, MPN e NCM?

Saiba o que são e como usar os códigos de identificação de produtos, GTIN/EAN, MPN e NCM, solicitados na hora dos cadastros.

O que é GTIN/EAN?

GTIN, do inglês Global Trade Item Number, é o número de série para venda de um produto. Ele é atribuído para qualquer item (produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos.

O código representa itens comerciais desenvolvidos e controlados pela GS1, antiga EAN/UCC. De forma geral, se refere ao número do código de barra de um produto.

No caso de produtos comprados para revenda, este código deve ser informado pelo fabricante ou fornecedor da mercadoria. Já para produtos de fabricação própria, é necessário solicitar ao GS1 um código de barras novo e exclusivo.

É válido lembrar que este é um serviço pago e deve ser renovado anualmente. Para saber mais informações sobre os preços e condições, visite o site do GS1.

O que é MPN?

O MPN, abreviação do inglês Fabricante Part Number, que significa número da peça do fabricante. Esse código é individual e específico para cada produto, o mesmo pode ser usado para identificar um produto específico entre vários de um mesmo fornecedor ou somente para controle de sua loja. 

Os usuários podem pesquisar o MPN de um produto no Google Shopping, por exemplo, portanto, incluir essa informação ajuda a garantir que seu produto seja exibido em situações relevantes.

Ele se torna obrigatório para todos aqueles produtos sem um GTIN atribuído pelo fabricante. Caso o produto não possua um número MPN claramente associado ou for um produto personalizado (por exemplo, arte, camisetas personalizadas e produtos artesanais), o atributo será opcional. 

O que é NCM?

NCM, ou Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código de oito dígitos que ajuda a identificar a natureza dos produtos fabricados no Brasil e no Mercosul.

Seu uso é obrigatório nas Notas Fiscais de Consumidor e de Produto, isso permite que ocorra a tributação adequada de cada produto, evitando a sonegação de impostos.

 

Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Acesse a nossa base de conhecimento!

Atualizado em 23 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA