O Marketing Digital é parte fundamental de qualquer negócio que planeja crescer digitalmente. Por isso, estar atento às ferramentas e recursos que podem ser utilizados para visualizar dados e entender o seu público é essencial.
Neste conteúdo, será abordado sobre UTM (Urchin Traffic Monitor), o qual é um parâmetro do Google Analytics que permite identificar a origem do tráfego do seu site.
Para entender tudo sobre o tema, continue lendo!
Qual a importância?
A utilidade deste recurso é identificar a origem dos acessos à sua página. Sendo assim, você pode analisar as informações e entender como melhorar as suas campanhas de marketing, seja em rede social, e-mail ou anúncios.
O gasto eficiente é muito importante, ainda mais para empresas que estão no processo de crescimento, afinal o UTM ajuda a visualizar quais tipos de anúncio é melhor investir.
Como usar
Adicionando UTM aos links
Você pode utilizar uma ferramenta do próprio Google Analytics para criar URLs, ela está presente na página de ajuda do Google. Clique aqui para acessar!
Nessa página, você pode preencher os parâmetros desejados e gerar o seu link de maneira correta.
Explicando os parâmetros
- utm_source
Mostra a origem dos usuários, por exemplo: em utm_source=instagram, os usuários estão chegando do Instagram.
- utm_medium
O utm_medium mostra o tipo de campanha de onde vem o usuário, podendo distinguir quem veio de campanhas pagas ou de forma orgânica.
Em utm_medium=cpc, o usuário está chegando por meio de uma campanha paga.
- utm_campaign
Esse parâmetro permite a identificação das campanhas de marketing que estão trazendo os usuários. Por exemplo, em uma campanha de natal para 2022, os parâmetros usados para mostrar que o cliente está chegando por meio de campanha paga no Instagram serão: utm_source=instagram&utm_medium=cpc&utm_campaign=natal+2022:
- utm_content
Determina os conteúdos que estão trazendo mais vendas. Portanto, para visualizar o anúncio que está gerando as vendas, é possível utilizar os parâmetros como em: utm_source=instagram&utm_medium=cpc&utm_campaign=natal+2022&utm_content=blusa+branca
- utm_term
O utm_term identifica palavras-chave procuradas pelos usuários para acessar seu site. Não é preciso utilizar um termo fixo neste parâmetro, pois a busca por parte do usuário se dá com diferentes termos.
Em utm_term={Keyword}, o termo pesquisado será compreendido e a url vai conter esses dados automaticamente.
Dicas extras
- Os usuários podem visualizar os parâmetros UTM na barra de endereço, portanto, não use nada que não pode ser externado;
- Você pode deixar sua URL mais amigável utilizando um encurtador, pois os UTMs acabam deixando o endereço grande.
Use e abuse das UTM’s, elas vão te ajudar a entender de onde vem seu público e como se comportam dentro do seu e-commerce!
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