1. Home
  2. Negócios
  3. 5 lições importantes para o Dia da Consciência Negra

5 lições importantes para o Dia da Consciência Negra

As pautas raciais cercam todos os aspectos da sociedade, no e-commerce não é diferente. Se sua loja está inserida no contexto brasileiro de consumo, então ela está no mesmo ambiente de lutas importantíssimas para o progresso social. 

Por isso, a well.commerce traz cinco lições para o Dia da Consciência Negra, que é simbolizado no dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Lições importantes

1. Antes de tudo, estude!

Para abordar qualquer tema, é preciso entender do que se trata e isso só é possível com real interesse e estudo. O pensamento sobre a negritude no Brasil exige muita pesquisa e aprofundamento por se tratar de uma pauta historicamente complexa e com muitos preconceitos enraizados na sociedade. Sendo assim, se dedique a buscar conhecimento sobre o tema de maneira constante.

2. Não se limite a olhar para a pauta apenas nas datas simbólicas

Muito além de uma ação durante as datas simbólicas, pautas tão importantes como a do Dia da Consciência Negra exigem que o posicionamento e as atitudes diante das consequências da segregação racial no Brasil sejam feitas intrinsecamente aos valores da sua loja. Ou seja, o momento certo de refletir sobre essas lições é sempre!

3. Reflita o cenário dentro da sua empresa

Após entender mais sobre o tema e como a temática racial pauta relações de poder e trabalho atualmente, é hora de refletir sobre as coisas que estão próximas. Reveja situações, ambientes e como você pode atuar de maneira antirracista nas suas relações no trabalho.

4. Pense ações para o dia-a-dia

Agir é necessário para a educação dos colaboradores e dos consumidores ao longo de todo o ano. Assim, se você deseja se posicionar, entenda o que você pode fazer para transformar o seu redor e ponha em prática, para não ser uma ação esvaziada de sentido.

5. Se posicione com embasamento e contexto social e histórico

Como dito na lição anterior, de nada adianta um posicionamento apenas “por fazer”. A partir disso, você pode entender que se tratando de um assunto tão sensível e importante, é preciso que suas ações tragam contextualização para servir de algo positivo e impacte da melhor maneira quem tiver contato com ela, levantando discussões e reflexões que são urgentes.

Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Encontre o que deseja na nossa base de conhecimento!

Atualizado em 20 de dezembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA