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Dia do Orgulho LGBTQIAP+: saiba mais sobre a data e como agir na sua loja

No dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+. Muito além de uma data como outra qualquer, ela carrega resistência desde sua concepção e precisa servir para conscientização e luta. 

Neste conteúdo você encontra um pouco sobre a data e sobre as reflexões importantes sobre o tema. Continue lendo!

Revolta de Stonewall

Antes de tudo, é preciso entender a origem da data para realmente compreender sua importância. Em 1969, era comum que a polícia realizasse batidas em bares destinados à comunidade LGBTQIAP+, monitorando e prendendo funcionários e clientes por infrações como licença para venda de bebidas alcoólicas ou “má conduta”. 

O bar Stonewall Inn era localizado em Greenwich Village, em Nova Iorque e seus frequentadores faziam parte de comunidades marginalizadas na própria comunidade LGBTQIAP+, como pessoas trans e negras. 

No dia 28 de junho, durante mais uma operação da polícia, os clientes começaram uma resistência, gritando e atirando objetos, o que só foi escalado com a reação dos policiais. Enquanto as pessoas se revoltavam na rua, a polícia se abrigou com barricadas dentro do bar, que acabaram derrubadas pelos manifestantes.

Ao longo dos próximos dias, uma grande quantidade de pessoas continuou indo até o bar para se manifestar e demonstrar apoio e revolta. Tal momento é visto como chave para a organização de movimentos na luta por direitos civis para pessoas de sexualidades dissidentes nos Estados Unidos.

O que não fazer na data

O respeito e bom-senso deve existir em todos os posicionamentos durante o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, considerando que a data carrega uma história de resistência e liberdade para toda a comunidade. 

Não dê atenção à pauta apenas no mês de junho

Não adianta nada se posicionar no mês de junho com fotos de perfil e arco-íris, mas não fazer nada para entender ou auxiliar a luta em outros momentos. Por isso, ao invés de publicar as ações, haja de maneira concreta fomentando o respeito e inclusão na empresa, e apoiando a causa fora dela.

Não use outra linguagem para a data

“Shut up, brand” ou “Cala a boca, marca” é um meme que está em alta nas redes sociais. Ele consiste em rir de empresas que tentam falar como as pessoas da internet ou fazer memes por conta própria. 

Além de ser desrespeitoso, para evitar essas visões negativas sobre sua empresa, não tente adequar a linguagem e falar “como o pessoal fala”. Vale muito mais fazer uma boa estratégia de comunicação e seguí-la.

Como agir na sua loja

Além de pesquisar, entender e respeitar a data, promovendo reflexões e atitudes interessantes, como mostramos ao longo desse texto, o público-alvo deste mês ainda apresenta muita demanda e não possui tantas lojas fornecendo o que desejam.

Por isso, pesquise o seu público e saiba das necessidades, adequando isso à sua campanha de comunicação e oferecendo descontos, frete grátis e outras ofertas especiais para a data

Lembre-se: os posicionamentos não devem ser feitos pensando apenas em vendas, mas sim na busca por mais respeito e diversidade em todos os ambientes.

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Atualizado em 17 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

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