As políticas de vendas e privacidade dos e-commerces são um conjunto de normas e diretrizes adotadas pela empresa no que se refere ao uso de dados dos consumidores e à comercialização de produtos e serviços. Esses documentos buscam articular os mais diferentes aspectos relacionados às vendas e a privacidade dos usuários, como entrega, suporte técnico, troca de mercadoria, formas de pagamento etc. Esse conjunto de políticas estabelece as regras que dão o direcionamento para os processos comerciais da empresa tanto para vendedores como para clientes.
Por que é importante ter políticas em seu e-commerce?
Ter políticas de vendas e privacidade bem estabelecidas é importante para padronizar determinados procedimentos comerciais e evitar ambiguidades. Por exemplo, se um e-commerce não deixar objetivo em suas políticas como é o procedimento de entrega de seus pedidos, o cliente final pode vir a reclamar dos prazos de entrega.
Sendo assim, a criação e implementação de políticas ajuda no bom funcionamento do negócio, além disso, a definição de diretrizes bem especificadas favorece no alcance de resultados e gera credibilidade para o e-commerce.
Como fazer uma política de vendas e de privacidade?
Para criar suas políticas de venda e privacidade, você deve elencar todos os procedimentos padrão de seu negócio, em relação à maneira como se relaciona com seus clientes e consolidar tudo isso em um documento formal.
Esse conteúdo costuma abordar temas como:
- Trocas e devoluções;
- Prazos de entrega;
- Assistência técnica;
- Prazos de pagamento;
- Taxa de juros;
- Parcelamento.
Veja alguns exemplos práticos que separamos para você:
- MODELO DE POLÍTICA COMERCIAL
- MODELO DE POLÍTICA DE ENTREGA
- MODELO DE POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇAO
- MODELO DE POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SEGURANÇA
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