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Importância das políticas no e-commerce. Exemplos práticos!

E-commerce ou Comércio eletrônico é aquele empreendimento realizado por meio da internet, diversos tipos de relações comerciais estão incluídas nesta definição: entre empresas e consumidores, empresas e empresas ou entre consumidor e consumidor. A legislação do e-commerce é composta, principalmente, de três materiais: o Código de Defesa do Consumidor (CDC); o Decreto nº 7.962/2013, que completou as lacunas e passou a vigorar em paralelo ao CDC, tornando-se o principal regulamento do e-commerce no Brasil; e mais recentemente, com a LGPD, lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020. 
As políticas de vendas e privacidade dos e-commerces são um conjunto de normas e diretrizes adotadas pela empresa no que se refere ao uso de dados dos consumidores e à comercialização de produtos e serviços. Esses documentos buscam articular os mais diferentes aspectos relacionados às vendas e a privacidade dos usuários, como entrega, suporte técnico, troca de mercadoria, formas de pagamento etc.
Esse conjunto de políticas estabelece as regras que dão o direcionamento para os processos comerciais da empresa tanto para vendedores como para clientes.

Por que é importante ter políticas em seu e-commerce?

Ter políticas de vendas e privacidade bem estabelecidas é importante para padronizar determinados procedimentos comerciais e evitar ambiguidades. Por exemplo, se um e-commerce não deixar objetivo em suas políticas como é o procedimento de entrega de seus pedidos, o cliente final pode vir a reclamar dos prazos de entrega.  

Sendo assim, a criação e implementação de políticas ajuda no bom funcionamento do negócio, além disso, a definição de diretrizes bem especificadas favorece no alcance de resultados e gera credibilidade para o e-commerce. 

Como fazer uma política de vendas e de privacidade?

Para criar suas políticas de venda e privacidade, você deve elencar todos os procedimentos padrão de seu negócio, em relação à maneira como se relaciona com seus clientes e consolidar tudo isso em um documento formal.

Esse conteúdo costuma abordar temas como:

  • Trocas e devoluções;
  • Prazos de entrega; 
  • Assistência técnica;
  • Prazos de pagamento;
  • Taxa de juros;
  • Parcelamento.

Veja alguns exemplos práticos que separamos para você:

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Atualizado em 24 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

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