O Sistema de Pontos é uma funcionalidade da well.commerce, cujo objetivo é disponibilizar aos lojistas uma ferramenta de incentivo às compras de recorrência.
Ou seja, a principal utilidade é a disponibilização de pontos que podem ser acumulados na loja, funcionando com a mesma lógica de clube de pontos, sistema de fidelidade ou cashback.
Além disso, o recurso possibilita que o cliente obtenha descontos gerados a partir de seus pedidos no site. E consequentemente, o acúmulo desses pontos, gera novas vendas para o site.
Continue lendo para saber como utilizar o sistema de pontos na sua loja!
Módulo
É possível acessar o Sistema de Pontos seguindo o caminho, “Apps” > “Força de Vendas” > “Sistema de Pontos”. Outra possibilidade é digitar “Sistema de Pontos” na barra de pesquisa em Apps.
Após abrir o aplicativo, clique no botão “Instale agora”:
Ao instalar o aplicativo, uma pop-up será aberta para saber se você realmente deseja instalar o aplicativo, basta clicar na opção “Sim”.
E então, outra pop-up será disparada, confirmando a instalação do “Sistema de Pontos”. Feito isso, a página será carregada, onde será possível selecionar a configuração do aplicativo.
Após baixar o aplicativo, você poderá visualizar e excluir os gift cards existentes, além de criar novos. Basta clicar em “Visualizar”:
A partir disso, uma nova página irá abrir, nela você pode visualizar as regras de pontos já criadas, editá-las ou excluí-las, além disso, existe a opção de criar uma nova regra.
Os campos exibidos ao cadastrar uma nova regra são os seguintes:
Note que é possível personalizar informações como título, tipo de geração de pontos, quantidade de pontos, valor mínimo de compra, data e horário inicial e final da regra, modo, se deseja definir prazo de validade próprio, além de conseguir adicionar observações e deixar a situação ativa ou não.
Importante: lembre-se de clicar em “Enviar” para salvar.
Segmentações
As segmentações são utilizadas para criar promoções em relação aos pontos gerados nos pedidos. Por exemplo, se o cliente comprar o produto X, ganhará o dobro de pontos.
Na “Segmentação” é possível personalizar informações e segmentar por categorias, landing page, marcas, produtos e kit de produtos.
É preciso clicar em “Enviar” para salvar.
Já na segmentação negativa, você pode segmentar removendo as áreas que os pontos serão inválidos. As opções de personalização de segmentação são as mesmas das citadas no exemplo acima.
Lembre-se de clicar em “Enviar” para salvar.
Importante: para acessar a “Segmentação” e “Segmentação Negativa” é preciso retornar para a lista e então, selecionar o ícone de edição do produto que você deseja segmentar.
Configurações
Ao clicar no botão “Configurar”, no módulo de “Apps”, é possível acessar as definições referentes ao sistema de pontos.
Após isso, você poderá configurar o sistema de pontos em sua loja da maneira que deseja, conforme os campos abaixo.
Título referente ao sistema de pontos: você dá o nome que deseja ao seu sistema de pontos, como no exemplo abaixo feito em loja teste.
Valor base para a geração dos pontos: você define o valor a partir do qual será gerado pontos pelo sistema de pontos.
Valor de desconto de cada ponto: nesse campo, você seleciona o valor que deseja de desconto para cada ponto.
Ativar sistema de pontos: onde é possível definir se a funcionalidade será disponibilizada ou não em sua loja.
Expiração dos pontos de um cliente: possibilita deixar ativo ou inativo a expiração ou não dos pontos de um cliente.
Tipo de regra para geração dos pontos: aqui você pode definir se a geração de pontos será feita por meio do “Valor da compra” ou “Pontuação fixa por pedido”.
Prazo para liberação de pontos das compras: você pode definir (em dias) o prazo necessário para liberar os pontos.
Remover pontos no cancelamento de pedido: essa configuração determina se ao cancelar um pedido, os pontos serão removidos ou não. É recomendável estar ativa para evitar o acúmulo de pontos com pedidos cancelados.
Tipo de aplicação do sistema de pontos: escolha entre “Desconto”, “Meio de pagamento” ou ambos para as formas de aplicação dos pontos na sua loja.
Porcentagem máxima de desconto em pontos permitida: define a porcentagem máxima que se permite a utilização de pontos.
Conceder novos pontos no pagamento por pontos: permite você deixar ativo ou inativo que os clientes recebam mais pontos quando forem realizar um pagamento com os pontos.
Mensagem referente a aplicação de pontos no checkout: define qual texto será exibido para os clientes no checkout informando sobre os pontos daquela compra.
A desinstalação do aplicativo pode ser feita clicando no botão “Desinstalar”.
Feito isso, confirme a ação na pop-up.
Ficou com dúvida sobre as atualizações da well.commerce? Temos diversos conteúdos que podem te auxiliar na nossa base de conhecimento!