A segmentação é um conjunto de regras aplicadas no cupom ou promoção para definir quais produtos receberão e quais produtos não receberão o desconto.
Também é possível aplicar regras de acordo com a quantidade de pedidos do cliente que for utilizá-lo.
Nesse artigo, vamos ajudar você a entender como utilizar essa ferramenta. Ela tem as mesmas configurações tanto dentro do módulo de cupons quanto dentro do módulo de promoções.
Caminho (cupom): “Apps” > “Promocionais” > “Cupons” > “Visualizar” > “Editar” e depois “Segmentação”, como no exemplo abaixo:
Caminho (promoção): “Apps” > “Promocionais” > “Promoções” > “Visualizar” > “Editar” e depois em “Segmentação”:
Segmentação
A segmentação permite a você escolher quais produtos poderão receber o desconto do cupom.
Segmentação por cliente
Permite configurar se o cliente poderá usar ou não o tipo de desconto, de acordo com a quantidade de pedidos que ele possui.
-
Todos os clientes: Permite que o cupom ou promoção seja aplicado nas compras de todos os clientes, independente da quantidade de pedidos que eles possuam.
-
Limite de compras: Com base na quantidade de pedidos que o cliente possui, é possível permitir ou não que ele use o desconto.
Importante: Essa regra no módulo de cupom, configura o cupom para que possa ser aplicado apenas por clientes que não possuam nenhum pedido. Esta é a configuração de um cupom de primeira compra!
Segmentação por categorias
Você pode configurar o cupom ou promoção para aplicar o desconto em todos os produtos de uma ou mais categorias, sem a necessidade de segmentar produto por produto.
-
Todas as categorias: Configura o desconto nos produtos de todas as categorias.
-
Selecionar categorias: Aqui você pode determinar quais as categorias de produtos que poderão receber o desconto.
- Desabilitar Filtro: Não aplica a segmentação por categorias.
Segmentação por landing page
Você pode configurar o cupom ou promoção de forma a aplicar o desconto em todos os produtos de uma única landing page ou mais.
-
Todas as landing pages: Configura o desconto nos produtos de todas as landing pages.
-
Selecionar landing page: Aqui você pode configurar quais landing pages poderão receber o desconto.
- Desabilitar Filtro: Não aplica a segmentação por landing page.
Quer saber mais sobre a criação de landing pages? Clique aqui!
Segmentação por marcas
Permite a você configurar o desconto em todos os produtos de uma ou mais marcas.
-
Todas as marcas: Configura o desconto nos produtos de todas as marcas.
-
Selecionar marcas: Aqui você pode configurar o desconto nos produtos das marcas que você desejar.
- Desabilitar Filtro: Não aplica a segmentação por marcas.
Segmentação por produtos
Você pode escolher em quais produtos será aplicado o desconto. Para selecionar os produtos, insira o SKU e clique em “Adicionar”.
Segmentação negativa
A segmentação negativa serve como uma exceção. Por exemplo, ao configurar a Segmentação como “Todas as categorias” e a Segmentação negativa como “Selecionar categorias” e então optar pela categoria “Decoração”, o desconto do cupom poderá ser aplicado nos produtos de todas as categorias, exceto nos produtos da categoria “Decoração”.
Excluir Categorias
- Selecionar categorias: Aqui você pode configurar o cupom ou promoção para não aplicar o desconto nos produtos das categorias selecionadas;
- Desabilitar Filtro: Desabilita a segmentação negativa por categorias.
Excluir Landing page
-
Selecionar landing page: Você pode configurar o cupom ou promoção para não aplicar o desconto nos produtos das landing pages selecionadas.
- Desabilitar Filtro: Desabilita a segmentação negativa por landing pages.
Excluir Marcas
- Selecionar marcas: Você consegue configurar para que o tipo de desconto não seja aplicado nos produtos das marcas selecionadas.
- Desabilitar Filtros: Desabilita a segmentação negativa por marcas.
Segmentação por produtos
Nessa configuração é possível escolher em quais produtos o desconto não poderá ser aplicado, basta inserir o SKU do produto e clicar em “Adicionar”.
Atenção: Se o produto possui associados (variações) com SKUs próprios, é preciso inseri-los na segmentação negativa também.
Importante: Para salvar as informações clique em “Enviar”.
Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Encontre o que deseja na nossa base de conhecimento!