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Status dos pedidos: como gerenciar?

Os status dos pedidos são a identificação de cada etapa do pedido. Há 6 status padrões que não podem ser alterados, porém, é possível adicionar status intermediários, conforme a necessidade. Esse painel serve também para ajudar na identificação e acompanhamento dos pedidos atrasados. Continue lendo, para saber mais!

Entrando nos status

Os status são acessíveis pelo painel “Pedidos” e você pode selecionar um já existente pela listagem ou entrando na lista de status. 

Dessa forma, você pode alterar o status do pedido diretamente da lista, como no exemplo a seguir. 

Além disso, clicando no ícone do status de cada pedido, você terá acesso à página de status do pedido, onde é possível visualizar mais informações sobre o andamento daquele pedido e as atividades recentes. 

Status geral 

Aqui é possível alterar o status do pedido. É possível adicionar status intermediários e selecioná-los também. O status intermediário pode ser usado apenas como controle interno, não sendo visível na área restrita do cliente.

Os status padrão são:

  • Aguardando pagamento

  • Pago

  • Pedido faturado

  • Pedido enviado

  • Entrega realizada

  • Pedido cancelado

Enviar e-mail para o cliente

É possível fazer o de e-mail desta alteração. Altere para ‘Inativo’ quando não quiser enviar na alteração de status.

Observação

Neste campo podem ser inseridas informações úteis sobre a alteração de status, as informações preenchidas aqui são exibidas nas ‘Atividades Recentes’ e não são enviadas aos clientes.

Atividades Recentes

Todas as alterações de status são registradas nas atividades. Também é possível verificar mais informações sobre cada status, assim como as observações preenchidas em cada um. Além disso, esta aba traz um histórico das modificações e por quais usuários elas foram feitas, por exemplo, se foi um automático do sistema ou se foi feita manualmente.

Entendendo as informações dos status

Se você quiser criar novos status além daqueles padrões, você pode acessar a aba “Pedidos” e, em seguida, na parte superior o módulo “Status”, conforme a imagem:

Inicialmente serão exibidos somente os status gerais. Para visualizar os status intermediários, clique na seta ao lado do ícone.

  • Ícone: Cada status base possui seu próprio ícone que é herdado pelos status intermediários;

  • Ordem: É a ordem de exibição dos status, do menor para o maior;

  • Nome: Nome dado ao status;

  • Prazo: É o tempo limite para que o pedido permaneça neste status. Se um pedido permanecer nesse status por mais dias do que o que está configurado neste campo, eles serão contabilizados nos pedidos atrasados. 

Configurando o prazo

Se houver necessidade de alterar o prazo de algum status, você poderá utilizar esta ferramenta. Clique no ícone e insira o prazo dessa maneira:

Ativar/Inativar

Se uma etapa do pedido não for mais utilizada, há a opção de apenas inativar, ao invés de excluir este status.

Criando um novo status

Não é possível alterar os status principais, porém é possível criar novos status intermediários. Para isso, clique em ‘Novo status’ e preencha as informações necessárias. Clique em “Enviar” para salvar.

Importante: Deve ser selecionado um “status pai” obrigatoriamente. E a ordem no qual o novo status deve aparecer.

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Atualizado em 20 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

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