Ter boas fotos em seu e-commerce é um ponto crucial para alavancar as vendas e chamar a atenção dos clientes positivamente. Pensando nisso, este material pretende te ajudar a melhorar a experiência do seu consumidor e fazer com que sua loja tenha ainda mais sucesso!
Qual a importância da foto do produto para um e-commerce?
Uma boa imagem impacta diretamente na conversão do e-commerce. Afinal, quando se vende pela internet, o lojista precisa compensar a falta do toque e das sensações que o comércio físico proporciona em sua loja virtual com fotos de qualidade.
As imagens conseguem prender a atenção do usuário, além de demonstrar todas as vantagens do produto e destacar detalhes que sejam relevantes para a decisão de compra. Daí a importância de se ter fotos bem produzidas, em diferentes posições, com cores vivas, iluminação adequada e que explorem ao máximo as qualidades do produto.
Como deixar suas fotos mais profissionais?
Antes de tudo, é preciso ter fotos que estejam conforme o conceito da sua marca, com isso em mente, vamos às dicas de edição:
1- Escolha o programa que melhor te atenda
Atualmente existem diversos recursos online e programas de edição que irão facilitar seu dia a dia e deixar seu e-commerce ainda mais profissional. Por exemplo, você pode baixar em seu computador, o Adobe Photoshop ou Pixlr para editar suas imagens.
Com o Photoshop, você consegue transformar uma foto completamente, aplicando efeitos, corrigindo imperfeições, alterando cor, brilho, saturação, entre outras alterações. Já o Pixlr, permite que você faça correções, inclua profundidade nas paisagens, corrija cor, saturação, brilho e muito mais.
Para edições online, você consegue encontrar opções como Photoshop Online, Canva, Photopea e o FotoJet, que permitem trabalhos de edições diretamente na internet. Depois de finalizado, basta baixar a imagem do tamanho e formato que desejar.
2- Destaque o produto
Depois de escolher seu editor, procure selecionar os recursos que façam reparos rápidos e permitam que você destaque as qualidades do item que pretende promover. Pensando nisso, você pode cortar o fundo sobressalente ou removê-lo completamente, deixando apenas o produto num fundo neutro.
É importante configurar os padrões certos, para os cortes serem feitos de maneira uniforme, garantindo mais profissionalismo e qualidade às imagens. Hoje em dia, muitos aplicativos oferecem recursos de recorte altamente precisos, evitando assim as imperfeições.
3- Ajuste de cores
A cor é o que mais chama atenção em qualquer imagem, por isso seu balanceamento ou edição precisa ser feita com muita atenção. Procure deixar a foto com uma tonalidade mais próxima da realidade possível, sem que perca sua nitidez.
Atualmente, a maioria das ferramentas oferece um ajuste de cores automático, permitindo que o balanço da cor branca seja feito adequadamente. Mesmo assim, tome cuidado e faça uma regulagem da tonalidade das cores gradualmente e com calma para o resultado sair conforme o desejado.
Fique atento ao brilho, contraste e saturação
O controle de brilho, contraste e saturação são detalhes muito importantes na edição de imagens, afinal estes recursos ajudam a destacar o produto e melhorar a imagem. Porém, todos estes ajustes irão depender da necessidade da foto e sua intenção para ela, por isso, é importante testar diferentes combinações até atingir o resultado desejado.
Por exemplo, o contraste, sendo o recurso responsável pelo ajuste de intensidade das tonalidades entre cores claras e escuras, pode ressaltar a quantidade de detalhes de um produto ou realçar seu contorno e formas. Já o brilho, tem como finalidade tornar a foto mais brilhante ou opaca. Por fim, a saturação consegue deixar a imagem com tonalidades mais fortes e vibrantes ou o contrário, dependendo do ajuste.
4- Qual tipo de arquivo devo utilizar?
Na hora de salvar sua imagem, o tipo de arquivo pode fazer toda a diferença. Por exemplo, os formatos PNG costumam ter mais qualidade, pois reúnem mais cores e dados de imagem, por conta disso, elas costumam ser mais pesadas, deixando o site um pouco mais lento. Antes de finalizar, veja o formato e peso ideal para o layout da sua loja.
Já as imagens JPEG, geralmente, apresentam qualidade menor e, em caso de grandes edições, a foto poderá ficar com aspecto borrado ou pixelado, além de baixa nitidez. Mas em compensação, é mais leve e facilita o carregamento da página.
Porém, pensando em uma melhor experiência do consumidor e entregando maior qualidade nas imagens, o ideal é optar pelo formato e edição de fotos em PNG. Apesar de ser mais pesado, é possível otimizar o peso das imagens sem perder muita qualidade com ajuda de ferramentas, como o tinypng.com ou compress png.
Escolha as ferramentas que melhor lhe atendam e otimize suas fotos de produtos agora mesmo com nossas dicas!
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