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Como editar fotos de produtos?

Ter boas fotos em seu e-commerce é um ponto crucial para alavancar as vendas e chamar a atenção dos clientes positivamente. Pensando nisso, este material pretende te ajudar a melhorar a experiência do seu consumidor e fazer com que sua loja tenha ainda mais sucesso!

Qual a importância da foto do produto para um e-commerce?

Uma boa imagem impacta diretamente na conversão do e-commerce. Afinal, quando se vende pela internet, o lojista precisa compensar a falta do toque e das sensações que o comércio físico proporciona em sua loja virtual com fotos de qualidade. 

As imagens conseguem prender a atenção do usuário, além de demonstrar todas as vantagens do produto e destacar detalhes que sejam relevantes para a decisão de compra. Daí a importância de se ter fotos bem produzidas, em diferentes posições, com cores vivas, iluminação adequada e que explorem ao máximo as qualidades do produto.

Como deixar suas fotos mais profissionais?

Antes de tudo, é preciso ter fotos que estejam conforme o conceito da sua marca, com isso em mente, vamos às dicas de edição:

1- Escolha o programa que melhor te atenda

Atualmente existem diversos recursos online e programas de edição que irão facilitar seu dia a dia e deixar seu e-commerce ainda mais profissional. Por exemplo, você pode baixar em seu computador, o Adobe Photoshop ou Pixlr para editar suas imagens. 

Com o Photoshop, você consegue transformar uma foto completamente, aplicando efeitos, corrigindo imperfeições, alterando cor, brilho, saturação, entre outras alterações. Já o Pixlr, permite que você faça correções, inclua profundidade nas paisagens, corrija cor, saturação, brilho e muito mais. 

Para edições online, você consegue encontrar opções como Photoshop OnlineCanvaPhotopea e o FotoJet, que permitem trabalhos de edições diretamente na internet. Depois de finalizado, basta baixar a imagem do tamanho e formato que desejar.

2- Destaque o produto

Depois de escolher seu editor, procure selecionar os recursos que façam reparos rápidos e permitam que você destaque as qualidades do item que pretende promover. Pensando nisso, você pode cortar o fundo sobressalente ou removê-lo completamente, deixando apenas o produto num fundo neutro

É importante configurar os padrões certos, para os cortes serem feitos de maneira uniforme, garantindo mais profissionalismo e qualidade às imagens. Hoje em dia, muitos aplicativos oferecem recursos de recorte altamente precisos, evitando assim as imperfeições.

3- Ajuste de cores

A cor é o que mais chama atenção em qualquer imagem, por isso seu balanceamento ou edição precisa ser feita com muita atenção. Procure deixar a foto com uma tonalidade mais próxima da realidade possível, sem que perca sua nitidez.

Atualmente, a maioria das ferramentas oferece um ajuste de cores automático, permitindo que o balanço da cor branca seja feito adequadamente. Mesmo assim, tome cuidado e faça uma regulagem da tonalidade das cores gradualmente e com calma para o resultado sair conforme o desejado.

Fique atento ao brilho, contraste e saturação

O controle de brilho, contraste e saturação são detalhes muito importantes na edição de imagens, afinal estes recursos ajudam a destacar o produto e melhorar a imagem. Porém, todos estes ajustes irão depender da necessidade da foto e sua intenção para ela, por isso, é importante testar diferentes combinações até atingir o resultado desejado.

Por exemplo, o contraste, sendo o recurso responsável pelo ajuste de intensidade das tonalidades entre cores claras e escuras, pode ressaltar a quantidade de detalhes de um produto ou realçar seu contorno e formas. Já o brilho, tem como finalidade tornar a foto mais brilhante ou opaca. Por fim, a saturação consegue deixar a imagem com tonalidades mais fortes e vibrantes ou o contrário, dependendo do ajuste.

4- Qual tipo de arquivo devo utilizar?

Na hora de salvar sua imagem, o tipo de arquivo pode fazer toda a diferença. Por exemplo, os formatos PNG costumam ter mais qualidade, pois reúnem mais cores e dados de imagem, por conta disso, elas costumam ser mais pesadas, deixando o site um pouco mais lento. Antes de finalizar, veja o formato e peso ideal para o layout da sua loja. 

Já as imagens JPEG, geralmente, apresentam qualidade menor e, em caso de grandes edições, a foto poderá ficar com aspecto borrado ou pixelado, além de baixa nitidez. Mas em compensação, é mais leve e facilita o carregamento da página.

Porém, pensando em uma melhor experiência do consumidor e entregando maior qualidade nas imagens, o ideal é optar pelo formato e edição de fotos em PNG. Apesar de ser mais pesado, é possível otimizar o peso das imagens sem perder muita qualidade com ajuda de ferramentas, como o tinypng.com  ou compress png

Escolha as ferramentas que melhor lhe atendam e otimize suas fotos de produtos agora mesmo com nossas dicas! 

Gostou deste conteúdo? Veja também como tirar fotos do seu produto.

 

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Atualizado em 23 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

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