Qualquer pessoa que vende online, sabe que existem diversas métricas e maneiras de medir seu progresso, desempenho e ganhos em tempo real. Um dos indicadores de e-commerce mais comum é o ROI, mas o que significa essa sigla e o que ela representa? Aprenda como usá-la em sua loja online aqui!
O que é ROI?
A sigla vem do inglês “Return On Investiment”, em uma tradução livre: retorno sobre investimento, também conhecido como ROI. É uma métrica usada para mensurar os ganhos de uma empresa com os investimentos realizados por ela, além disso, ele é usado para avaliar e classificar a atratividade destes investimentos de forma simplificada e rápida.
Com ele, também é possível medir se seus investimentos estão valendo a pena ou se é preciso mudar a estratégia e dessa maneira gerenciar seus investimentos de maneira mais assertiva.
Como calcular o ROI de sua empresa?
Este cálculo é importante para seu e-commerce, pois te ajuda a manter a saúde financeira de seu negócio e se planejar para expandir sua presença no mercado digital. Por isso, apesar de parecer complicado, mensurar o ROI é bem simples, basta seguir uma fórmula, com ela você poderá calcular seu ROI de forma correta e fácil:
ROI = (Receita – Custo) Custo
Importante: caso queira obter o resultado em porcentagem, basta multiplicar o total da conta por 100.
Exemplo de como você pode usá-la em sua loja:
Se você investir R$ 1.000,00 (mil reais) e tiver um retorno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), seu custo será mil e a receita de cinco mil, sendo assim, a conta ficará:
ROI = (5000-1000) 1000
ROI = 4000 1000
ROI = 4
Para transformar em porcentagem basta multiplicar por cem(100), então ficará desta maneira:
ROI = 4 X 100
ROI = 400%
Como é possível ver, a empresa nesse exemplo teve um retorno de 400%, apesar deste ser um número ótimo e significativo é preciso considerar também o tempo do investimento, por isso é preciso mesclar o cálculo do ROI com outras métricas.
Por que é importante calcular o ROI?
Para expandir, qualquer negócio precisa estar preparado para o futuro, por isso é tão importante trabalhar com projeções e saber administrar seu dinheiro. Dessa maneira, fica fácil entender que o ROI é uma métrica excelente para entender e avaliar quais os investimentos mais viáveis para sua empresa.
Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Acesse a nossa base de conhecimento!