Para ter sucesso em seu e-commerce, é preciso aparecer e se destacar nos buscadores, principalmente no Google, sendo o mais usado atualmente, afinal seu cliente precisa te encontrar com facilidade. Como fazer isso? Existe um conjunto de estratégias de SEO que podem te ajudar.
Quer entender melhor o que é SEO e como ele pode ajudar sua marca a se destacar no mercado online? Continue lendo!
O que é SEO?
A sigla é em inglês, originado do termo Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, que significa otimização para mecanismos de busca e diz respeito às estratégias de otimização para sites, páginas web, blogs ou qualquer outro tipo de conteúdo para internet. Elas ajudam este conteúdo a ter uma colocação melhor no Google e aparecer para mais pessoas.
Mas para ganhar uma boa posição, não basta apenas ter os melhores produtos ou preços se você não sabe mostrar isso de forma relevante para o buscador. Muito mais que apenas produzir conteúdos, é preciso seguir uma série de boas práticas, que mostram o que você tem a oferecer para seus clientes e que tem autoridade no assunto.
Algumas dessas práticas, são direcionadas a trazer tráfego orgânico para o site, enquanto outras a otimizar conteúdos para que eles tenham utilidade e relevância para seus usuários.
O melhor é que SEO por se tratar de estratégias orgânicas, que podem ser feitas apenas seguindo as boas práticas, acaba por ajudar a aumentar o retorno sobre os investimentos e reduzir o custo de aquisição de clientes.
Por que o rankeamento no Google é importante?
Atualmente, os consumidores pesquisam mais, porém raramente passam da primeira página do Google e, mais raro ainda, veem produtos ou conteúdos além dos três primeiros links, ou seja, você quer ficar entre eles para atrair mais pessoas a seu e-commerce.
Sendo assim, ter uma boa colocação nas pesquisas do Google é importante, uma vez que traz mais visibilidade para a sua loja online e, consequentemente, gera maiores quantidades de conversões, mesmo para empresas pequenas.
Para determinar essas posições, o Google precisa identificar se o conteúdo é relevante ou não. Ele faz isso por meio de algoritmos que escaneiam seu texto ou página e analisa diversos aspectos. Como, por exemplo, os links, a construção do texto com as palavras-chave utilizadas e até mesmo a posição geográfica do usuário ao fazer a pesquisa. Por isso, é muito importante utilizar as boas práticas de SEO para otimizar seus resultados.
Dicas de SEO para melhorar o rankeamento de sua loja no Google
Você viu até aqui a importância de se ter um bom posicionamento no Google, mas como fazer isso? Apesar de parecer fácil, as ações de SEO e otimização orgânica do site leva tempo e dedicação constante, por isso, é interessante investir em serviços de SEO e de conteúdo também, mas para começar, você pode seguir essas dicas que separamos e colocá-las em prática agora mesmo!
Otimização de títulos, descrições e termos de pesquisa
A primeira ação que você pode tomar para melhorar seu site, é fazer a famosa pesquisa de palavras-chave (keywords) e usá-las estrategicamente nos seus títulos de produtos ou conteúdos, nas descrições e vinculá-las aos termos de pesquisa de seu site.
Mas atenção, as palavras-chave devem ser usadas de forma coerente e com propriedade, fazendo com que o conteúdo seja útil e relevante para seus usuários. Além disso, elas precisam estar vinculadas a área de atuação de sua loja.
Para realizar a pesquisa das keywords, você pode utilizar diversas ferramentas online que te trazem essas pesquisas, como o Semrush e o Google Trends. Já na well.commerce, você consegue fazer essa otimização seguindo o caminho: “Configurações” > “Sistema” > “SEO” > “Tags gerais”. Para saber mais, clique aqui!
Criação de “URLs amigáveis”
Para quem está começando, uma dica valiosa é se atentar ao tamanho das URLs. O Google tende a priorizar sites que possuem URLs mais curtas, chamadas de amigáveis, pois facilitam o reconhecimento do assunto pelo algoritmo.
Sendo assim, para ser amigável, uma URL precisa usar em seu corpo a palavra-chave principal, ser de fácil entendimento e ser curta. Com esta ação básica, será fácil ganhar algumas posições no buscador!
Crie conteúdos originais e de relevância
Criar conteúdos relevantes, ou seja, que possuem utilidade, informações verídicas e, principalmente, que sejam originais é um dos pontos que ajudam seu site a ter um bom rankeamento no Google. Apesar disso, deixe o texto simples e fácil de entender e lembre-se de usar temas sem data de validade, dessa maneira o conteúdo sempre trará pessoas até você.
A formatação do texto também merece atenção, usar o negrito em frases-chave, usar tópicos, títulos diferentes ao longo do texto e usar frases e parágrafos menores ajudam tanto o usuário, quanto melhoram sua posição no buscador.
Melhore a usabilidade e acessibilidade do site
Não adianta seu site seguir todas as outras dicas de SEO, se o mesmo não tem uma boa usabilidade. É necessário que o site seja responsivo e possa ser acessado de qualquer dispositivo e continue proporcionando uma boa experiência para seus clientes, para isso, vale a pena investir no layout de seu site, por exemplo.
A velocidade de carregamento do site e suas imagens também precisam de atenção. Evite usar fotos pesadas e tire qualquer coisa que pese em seu site, deixe-o mais dinâmico, porém “limpo” para que o usuário não se distraia enquanto navega em sua loja.
Já em questões de segurança, procure o certificado SSL, certificado digital indicando que a conexão é segura para o site, e os selos de verificação de empresas confiáveis, como a E-bit e ReclameAqui.
Viu como é fácil melhorar seu rankeamento no Google com apenas algumas táticas de SEO? A well.commerce disponibiliza para seus clientes ferramentas de SEO, na própria plataforma, que você pode utilizar para isso! Clique aqui e veja como utilizá-las.
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