1. Home
  2. Produtos
  3. Como cadastrar um produto?

Como cadastrar um produto?

A parte mais importante de qualquer loja são seus produtos, por isso, o cadastro deles em sua loja online precisa ser feito corretamente para evitar problemas e propiciar uma boa experiência ao seu consumidor. 

Cadastrando um novo produto

Siga o caminho: “Produtos” > “Todos os produtos” e clique em “Novo produto”:

Aparecerá uma pop-up mostrando produtos que estão com o cadastro incompleto e se desejar, você pode abri-los para finalizá-los.

Para criar o novo produto basta digitar o nome dele e clicar em “Cadastrar”.

A partir da criação de um novo produto, você será direcionado a tela de cadastro de seu produto. Preencha todas as informações corretamente. 

Após o preenchimento, clique em “Salvar e publicar” para liberar seu produto. Caso o produto não seja liberado imediatamente é porque alguma informação está faltando, você consegue visualizar quais são elas no topo da sua tela de cadastro, destacado em vermelho, basta passar o cursor do mouse em cima para mostrar:

Importante: Todas as informações que possuírem uma exclamação (!) em vermelho, são de preenchimento obrigatório. 

Entendendo as informações 

Identificação

Aqui ficarão as informações referentes a identificação de seu produto.

  • Nome do produto: Nome que seu produto terá; 

  • Tipo de produto: Você pode deixar como produto ou digital/serviço.

 

Mais opções de identificação

Ao clicar em “Mais opções de identificação”, você terá acesso a outros códigos. É possível preenchê-los, mas não são obrigatórios.

  • SKU: Este é o código de identificação de seu produto em sua plataforma. Ele é preenchido automaticamente pelo sistema, mas se quiser, é possível editá-lo;

  • Código EAN/GTIN: Este código é referente ao código de barras de seu produto;

  • MPN: Número de peça do fabricante;

  • NCM: Código utilizado para designar as mercadorias que circulam no Brasil e nos demais países que fazem parte do Mercosul.

Precificação

Aqui você irá cadastrar o preço de seu produto. O preço “De” e o preço “Por” são obrigatórios, se houver algum desconto à vista que deseje oferecer, você também pode cadastrar por aqui.

  • Preço DE: Preço do seu produto;

  • Preço POR: Preço que você irá oferecer seu produto no site. Caso seja o mesmo que o “Preço De” apenas copie o mesmo valor neste campo;

  • Desconto à vista: Caso queira, é possível configurar um desconto à vista neste campo para o produto que está cadastrando. 

     

Mais opções de preço

  • Preço sob-consulta: Este recurso é geralmente usado para produtos que só devem ser vendidos mediante orçamento ou para aqueles que estejam em pré-venda. Quer saber mais sobre eles? Clique aqui!

  • Regras de atacado: Caso sua loja trabalhe com atacado, é possível dar descontos especiais para este tipo de compra, configurando as regras aqui. Quer aprender como fazer isso? Clique aqui!

  • Preços especiais: Páginas promocionais geralmente possuem preços mais atrativos e você pode comprá-los com esta funcionalidade. Aprenda mais sobre eles aqui!

Logística

  • Peso e dimensões: Aqui você irá inserir os dados de metragem e peso de seu produto;

  • Estoque: Você pode cadastrar o estoque de seu produto, caso ele não possua variações e também definir um estoque mínimo. 

     

Mais opções de logística

  • Prazo de produção: Tempo que o produto leva para ficar pronto, que será adicionado ao cálculo do tempo de frete;
  • Permitir venda sem estoque?: Se será possível a venda de seu produto mesmo sem estoque;
  • Compra mínima: Quantidade mínima que o cliente precisará adicionar ao carrinho para liberar a venda do produto.

Mídias

Nestes campos, você poderá inserir qualquer mídia relacionada a seu produto, seja ela imagem, vídeo ou manual de instruções. 

  • Fotos: Aqui você pode enviar as imagens de seu produto. Os formatos aceitos são jpeg, png e gif. 

     

Mais opções de Mídias

  • Arquivos: Você pode enviar arquivos de texto nos formatos: txt, pdf, xlsx, doc e docx. Você pode excluí-los ou nomeá-los;
  • Vídeo: Insira aqui a URL de seu vídeo.

Importante: Para arrumar as posições das imagens basta arrastá-las, você também consegue excluí-las ou nomeá-las. Veja exemplo:

Descrição

  • Descrição curta: Descrição breve sobre seu produto;

  • Palavras-chave para busca: Neste campo você pode inserir palavras que serão relacionadas a seu produto para a busca no site. Lembre-se de separá-las por vírgula.

     

Mais opções de descrições

  • Descrição longa: Descrição mais detalhada sobre seu produto;

  • Tabela de características: Você pode inserir uma tabela com as características de seu produto. Quer saber mais sobre as características? Clique aqui;

  • Tabela de medidas: Você pode inserir uma tabela com as medidas de seu produto.

Categorias, agregadores e marcadores

  • Categorias: Esta é uma informação obrigatória e crucial para a liberação do produto no site, por isso, lembre-se de selecionar pelo menos uma categoria principal para seu produto. Você pode criar uma nova categoria ou procurar por uma já existente;

Escolhendo categoria:

Cadastrando nova categoria: 

  • Marca: Informação obrigatória para liberar o produto, para isso basta selecionar uma das opções ou criar uma nova. Ela pode ser criada no módulo de “Marcas” ou durante o cadastro. Veja o exemplo abaixo:

Selecionando marca já cadastrada:

Cadastrando nova marca:

 

Mais opções de categorias e marcadores

  • Compre junto: Te dá a opção de casar dois produtos complementares, onde o cliente ganha um desconto ao levar os dois. Saiba mais aqui!

  • Produtos indicados: Indica outro produto para o consumidor dentro da página de produto que está sendo visualizada por ele. Clique aqui para saber mais!

  • Selos: Aqui você irá vincular um selo ao seu produto. Quer saber mais sobre os selos? Clique aqui!

  • Landing pages: Aqui você consegue vincular seu produto a uma página promocional, também conhecida por landing page. Você pode selecionar uma ou cadastrar uma nova. Veja exemplos:

Escolhendo uma landing page:

Cadastrando nova LP:

Clique aqui para saber mais sobre landing pages!

  • Filtros: Aqui você pode vincular um filtro a seu produto para facilitar a navegação em seu site, você pode selecionar um ou criar um novo. Veja exemplos:

Selecionando filtro:

Cadastrando novo filtro:

Clique aqui para saber mais sobre os filtros. 

Variações

Neste campo você pode inserir as variações de seu produto, por exemplo, no caso de um sapato ele pode possuir numerações diferentes como 35, 36 e 37 ou cores variadas. 

Eles são chamados de atributos e você pode selecionar um já existente ou criar um novo. Veja exemplos:

Selecionar variação:

Cadastrando nova variação: 

Para excluí-las, basta clicar ao lado:

Importante: O cadastro do estoque é feito nas variações. Quer saber mais sobre elas? Clique aqui

Exibição, integrações e SEO

    • Exibição

      • Produto ativo: Mostra se seu produto está ativo ou não no site;

      • Mostrar na loja: Aqui você pode colocar o produto para não aparecer na sua loja e ele será acessado apenas através de sua URL, muito usado para algumas campanhas específicas;

      • Mostrar na busca: Define se o produto aparecerá na busca ou não.

    • Integrações

      • XML: Permite que seu produto apareça no XML, ele é usado para vincular seu produto a mídias de marketing e redes sociais;

      • Omni wapstore: Caso você possua o hub de integração de marketplace wap.connect, você pode sincronizar seus produtos com ele para aparecerem nos marketplaces;

      • Sistema ERP Via API: Com ela é possível uma integração passiva com ERP’s externos.

Mais opções de exibição, integrações e SEO

  • Google Description: Muito importante para que seu produto apareça no buscador Google e atraia novos clientes; 
  • Google Merchant Center: Categorias do Google. Aqui é importante preencher todas as informações para que seu produto tenha mais chances de ter uma boa posição dentro do Google.

Quer saber mais sobre o cadastro de produtos? Veja o material: “Aprenda sobre produto líder e outras configurações de produtos”.

 

Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Encontre o que deseja na nossa base de conhecimento!

Atualizado em 29 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA