Comprar pela internet se tornou rotina para muitos brasileiros nos últimos anos e isso fez com que novos hábitos de consumo fossem adotados. Dessa maneira, é preciso direcionar seu planejamento e estratégias para estar de acordo com cada etapa do lead e dessa maneira focar na conversão.
Pensando nisso, é importante entender as etapas que seu consumidor e vendedor irão passar no e-commerce para evitar possíveis dores de cabeça e, o mais importante, melhorar a experiência do usuário em sua loja online.
Compra do produto
Depois que o cliente chegou em seu site e viu tudo o que queria, agora é hora de tomar a decisão sobre o que ele irá colocar no carrinho e se seguirá adiante com a compra ou não. Sendo assim, este processo em seu e-commerce deve ser simples e rápido.
Quando a decisão já está tomada, é preciso finalizar a venda antes que o cliente pense melhor e volte atrás, mas para ir ao pagamento é necessário um cadastro. Muitos e-commerces pedem informações desnecessárias e acabam por afugentar seus consumidores, então peça apenas as informações necessárias para gerar a nota fiscal e de contato.
A descoberta
Hoje em dia os consumidores estão se tornando mais especializados, ou seja, eles pesquisam mais e procuram informações não apenas sobre o produto mas também sobre onde estão comprando. Por isso, nessa etapa, o possível cliente ainda não tem certeza do que quer, apenas que precisa sanar uma necessidade.
É aqui que entram as estratégias de marketing, elas têm o objetivo de atrair a atenção e despertar o interesse em algo específico por meio de um conteúdo ou página interessante. O seu potencial lead irá escolhê-lo em meio aos resultados por que ele acredita que sua marca é aquela que melhor consegue responder sua dúvida e resolver o seu problema.
O cliente reconhece que tem um problema
Após consumir o conteúdo que você disponibilizou para seu potencial lead, ele irá reconhecer que realmente possui uma necessidade e que precisa de alguma solução para ela e isso pode ser no formato de um serviço ou produto que sua empresa pode oferecer a ele.
Hora de considerar as opções disponíveis
Seguindo o fluxo da jornada do cliente, agora que ele sabe que precisa resolver seu problema, ele irá pesquisar e considerar as possíveis soluções oferecidas. O possível consumidor pode levar diversos aspectos em consideração na hora da procura, alguns deles são preços, características do produto ou serviço, vantagens oferecidas, avaliações do produto, etc.
Aqui quem estiver presente nas redes sociais, blogs ou ainda tiver campanhas midiáticas ativas pode ganhar vantagem sobre outras marcas e chamar mais atenção. Dessa forma, para o usuário chegar a seu e-commerce, é preciso ter um bom rankeamento no Google e preços competitivos.
A decisão
Nesta etapa da jornada do consumidor, é imprescindível que você esteja à disposição dele para tirar dúvidas e simplificar a compra. Além disso, aqui é necessário que o cliente se identifique com o produto e tenha segurança para fechar negócio com seu e-commerce. Sendo assim, manter um bom relacionamento durante esta etapa é muito importante.
Não esqueça do pós-venda
Mesmo com a venda finalizada e com o produto entregue, a jornada de compra ainda não acabou. Afinal, o pós-venda é de extrema importância, não apenas para fidelizar um cliente, por meio de um bom atendimento, mas também para alavancar a reputação de sua marca.
Com um pós-venda bem feito, você se destaca no mercado e encanta seus clientes, que se tornarão os maiores propagadores de seus produtos e soluções, trazendo novos clientes e iniciando novos ciclos de compra em sua loja online.
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