1. Home
  2. Configurações
  3. Aprenda a criar novas tabelas de frete

Aprenda a criar novas tabelas de frete

Você consegue ativar seus fretes pelo módulo de Apps, mas caso queira criar uma tabela de frete diferente para sua loja, que atenda determinada região ou ainda dar desconto no frete por um período de tempo, é preciso criar uma nova seguindo os passos que mostraremos a seguir.

O cadastro de um novo tipo de frete depende de 3 (três) outros cadastros, verifique abaixo se tudo está OK:

  1. A transportadora deste frete está cadastrada? Clique aqui para ver como cadastrar.

  2. As faixas de CEP estão cadastradas? Clique aqui para ver como cadastrar.

  3. As faixas de peso estão cadastradas? Clique aqui para ver como cadastrar.

Depois que estiver tudo certo, é só prosseguir.

Cadastrando o novo frete

Caminho: “Configurações” > “Fretes” > “Tabelas de frete”.

Clique em “Novo Tipo de Frete”. Insira as informações necessárias e clique em “Enviar” para salvá-las. O novo frete deve aparecer na listagem. 

Note que na listagem você tem a opção de simular o cálculo de frete logo abaixo, veja como fazer:

Após cadastrar o novo tipo de frete, será preciso configurar as informações das tabelas.

Configurando a nova tabela

Procure pelo frete que acabou de criar na listagem e clique em “Editar tabela de Frete”, representado pelo ícone de uma ferramenta, aqui:

  • Configurar valor do frete

Agora você está na tabela deste frete, para configurar os valores dos fretes basta preencher cada faixa de CEP. Caso uma faixa de CEP ou faixa de peso não seja atendida, basta deixar o campo em branco. 

Importante: Não preencher com ‘0’ ou “0.00” (ZERO) as faixas que não serão atendidas. As células que estiverem com valor ‘0’ ou ‘0.00’ receberão frete grátis.

Clique aqui para saber como dar frete grátis para determinadas regiões.

  • Configurar prazo de entrega

Depois de preencher as células das faixas de CEP com os valores de cada uma, clique em “Configurar prazo de entrega”. Aqui será configurado o prazo de entrega de cada faixa de CEP de acordo com a faixa de peso.

Importante: O prazo de entrega já é configurado para exibir a informação “dias úteis”, por isso é necessário preencher apenas o prazo, conforme o exemplo abaixo:

Não há um botão “Enviar”, para salvar a tabela, os dados são salvos automaticamente, basta apenas clicar fora da célula e verificar se os dados que foram atualizados ficaram na cor verde.

 

Agora que seu tipo de frete está cadastrado e totalmente preenchido. Faça alguns testes colocando produtos no carrinho e inserindo CEPs que são atendidos e CEPs que não são atendidos no frete cadastrado.

Entendendo as configurações

  • Nome

Este é o nome do tipo de frete, será a maneira de o identificar na plataforma, exemplo: “Sedex Expresso”. Será exibido na plataforma desta maneira:

  • Label

Esta é a identificação do frete para o cliente, exemplo: “Frete Expresso”. Será exibido desta maneira quando o cliente clicar em calcular o frete:

  • Transportadora

Este campo é muito importante, pois é aqui que é feito o vínculo deste novo tipo de frete com a transportadora a qual ele pertence. Neste campo não é possível inserir texto, somente selecionar. 

Se você não conseguir selecionar a transportadora, significa que faltou completar um dos passos importantes citados no início deste material.

  • Acima de R$ (Só poderá ser usado com preços acima deste valor)

Neste campo é possível estipular um valor mínimo para que o frete seja habilitado, por exemplo, preenchendo com “399.99” o frete só será válido para compras a partir de R$ 400,00. Se não quiser aplicar esta regra, preencha o campo com “0” ou “0.00”.

  • Abaixo de R$ (Só poderá ser usado com preços abaixo deste valor – defina-o com valor “0” ou “0.00” para desativar a regra)

Só poderá ser usado com preços abaixo deste valor, defina-o com valor “0” ou “0.00” para desativar a regra. Aqui é possível estipular um valor limite para que o frete seja válido, por exemplo, preenchendo com “100.00” o frete só será válido para compras de até R$ 99,99.

  • URL do Tracking

O campo “URL do tracking” é usado quando o tracking da transportadora é fixo em uma URL. Esse campo serve para quando o cliente utiliza uma tabela de frete em que o tracking é obtido através de uma URL específica.

Se a tabela de frete tiver uma URL preenchida nesse campo, quando o cliente clicar para consultar o tracking, o sistema vai validar este campo, para ver se tem algo e, se tiver, a plataforma já redireciona o cliente para o rastreamento de pedido.

Tracking da transportadora é o rastreamento/monitoramento de uma entrega (carga) em tempo real, desde o ponto de partida até a chegada ao destino final, ele permite automatizar a notificação ao destinatário a cada status de entrega, contribuindo para evitar problemas como repetições de entregas e devoluções.

  • Tipo de Cálculo

Os tipos de cálculo definem se o valor do frete será um valor fixo com base no peso do carrinho ou se será calculado por uma porcentagem sobre o valor total do pedido.

  • Valor: Selecionando este campo, o cálculo será feito com base na soma do peso de todos os produtos do carrinho e faixa de CEP que o cliente inserir. 

Exemplo: A soma de todos os produtos do carrinho é de 1 kg e o CEP calculado está na faixa de SP – Interior, o cálculo seria este:

 

 

E seria exibido dessa maneira para o cliente:

  • Porcentagem: Veja um exemplo de como preencher na tabela:

 

A soma dos pesos de todos os produtos no carrinho é 4.000 (kg), o valor total do pedido é R$ 238,90 e o CEP calculado está na faixa de SP – Interior, então o cálculo é este:

 

Neste exemplo, significa que o valor do frete é 27% do valor do pedido.

 

É importante não esquecer que o valor do pedido pode ter descontos, como o cupons, por exemplo, neste caso os 27% serão calculados com base no valor restante.

  • Situação

Aqui é possível ativar ou desativar um tipo de frete, de acordo com a necessidade de uso. 

Importante: As informações com asterisco(*) são obrigatórias!

Agora que seu tipo de frete está cadastrado e totalmente preenchido. Faça alguns testes colocando produtos no carrinho e inserindo CEPs que são atendidos e CEPs que não são atendidos no frete cadastrado. 

Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Encontre o que deseja na nossa base de conhecimento!

Atualizado em 13 de julho de 2023 por Conteúdo well.commerce

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA