1. Home
  2. Produtos
  3. Saiba como criar e configurar as categorias!

Saiba como criar e configurar as categorias!

Categorias são essenciais para a organização de sua loja online, pois é com elas que você vai separar seus produtos e agrupá-los a fim de proporcionar uma melhor experiência para o seu consumidor. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo especialmente para você aprender como criar uma categoria. Continue lendo!

Criando uma categoria

Caminho: “Produtos” > “Categorias”

Clique em “Nova categoria” e preencha os campos necessários, depois clique em “Enviar” para salvar. Ela deve aparecer na listagem.

Importante: A listagem das categorias é diferente, ao mostrar as categorias de acordo com sua hierarquia, veja:

Entendendo as informações

Nome e Title

O nome é a identificação da categoria na plataforma, enquanto o title é o que irá aparecer na aba do navegador do cliente. Dessa forma, os dois podem ser iguais.

Lembrando que se o “Title” não for preenchido, o sistema o completará com o mesmo valor colocado no “Nome”.

Descrição curta e longa

Ambas servem como descrição daquela categoria, onde podem ser inseridas informações sobre o tipo de produto vinculado a elas. O uso delas no site irá depender do layout do seu e-commerce e algumas vezes elas não são utilizadas.

Categoria pai, Acesso direto e Situação

Aqui você irá definir o nível hierárquico de sua categoria. Por exemplo, a categoria “Produtos” é pai da categoria “Sapatos”, enquanto a categoria “Rasteirinha” terá como pai a categoria “Sapatos”. 

Junto da “categoria pai” você também deve configurar o acesso direto e a situação da categoria.

O acesso direto define se o cliente terá acesso à listagem desta categoria pelo site ou não. 

Caso você queira deixá-la como “Não” ao acessar a listagem, verá a mensagem: “Página não encontrada”. Já a situação define se esta categoria estará ativa no site ou não.

Especificações Google

Importante: O cadastro dessas informações é indispensável caso você pretenda fazer campanhas no Google Shopping.

  • Indexar no Google: Aqui você irá decidir se deseja indexar as informações dessa categoria no Google;

  • Gênero: Selecione um gênero para os produtos;

  • Idade: Selecione uma faixa etária para os produtos desta categoria;

  • Condição: Aqui você irá informar qual a condição dos produtos desta categoria.

Descrição de categoria e produtos Google

A “Google Description Categoria” é sempre muito importante para ranquear sua loja virtual e trazer usuários ao seu site. Seu preenchimento deve ser feito de forma clara, curta e deve enfatizar pontos importantes do seu produto e mostrar brevemente o que o usuário encontrará. 

Já na descrição dos produtos desta categoria você deverá descrever os detalhes dos produtos e suas variações para ranquear ainda melhor no Google. 

OBS: Caso você decida não preencher, este campo será preenchido automaticamente pela plataforma, de maneira padronizada.

Categoria Google

Você deverá encontrar uma equivalência de sua categoria na indexação do Google e selecionar a que melhor se enquadra. 

O cadastro dessas informações é indispensável caso você pretenda fazer campanhas no Google Shopping ou utilizar o catálogo do Facebook.

Vinculando ao produto

Este vínculo acontece na criação do próprio produto, em “Todos os produtos”. Para vincular um produto a uma categoria, você deve entrar no cadastro do produto e clicar em “Gerenciar categorias”. 

Depois é só selecionar a(s) categoria(s) desejada(s) e clicar em “enviar”.

Outra opção possível é criar uma nova categoria de dentro do próprio produto. Para isso, ao invés de escolher uma categoria existente, você deve preencher os campos de “Nova categoria” e clicar em enviar. 

Por fim, você também pode fazer este vínculo pela “Ação em massa”, com ela você consegue selecionar diversos produtos ao mesmo tempo, porém por se tratar de uma configuração delicada e IRREVERSÍVEL, é preciso muita atenção para realizar esta ação. 

Quer saber mais sobre ação em massa? Clique aqui!

Veja exemplo:

Veja nosso tutorial sobre características clicando aqui!

 

Quer saber mais sobre a plataforma da well.commerce? Encontre o que deseja na nossa base de conhecimento!

Atualizado em 28 de novembro de 2023 por Conteúdo well.commerce

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA